Compartilho as memórias do museu quando da minha última visita em 21 de outubro de 2017. Tive o privilégio de conviver num tempo em que este Museu era um dos meus recantos prediletos e eduquei o meu filho respeitando e cultuando a nossa história e cultura encerrada neste patrimônio imaterial e insubstituível! O maior Museu do Brasil, 5o. maior do mundo, acervo de 20 milhões de peças destruídos! A metáfora perfeita para o descaso com a história, ciência e tecnologia no país! Não foi o fogo que destrui o museu, foi a inércia, a menos valia, a falta de interesse pelo patrimônio histórico, científico e cultural do Brasil.
Infelizmente nos irmanamos no sofrimento por perdas irreparáveis. Nossa educação sucateada e transformada em cinzas! Nós brasileiros temos sido coniventes com estes governos salafrários com a atitude passiva diante destes descalabros! Nossa cultura e raiz sangram, mas não vamos desistir jamais! A verdade é que não adianta perdermos o foco como o Diretor do Museu Nacional falou, chorar e procurar culpados, discutirmos sobre os bandidos de todos os partidos que há muitos anos nos saqueiam! Começamos como país com o saque, a pilhagem, a iconoclastia! Defender esquerda ou direita não nos define. Não há como livrar a pele de ningúem!
"Todos que por aqui passem protejam esta laje, pois ela guarda um documento que revela a cultura de uma geração e um marco na história de um povo que soube construir seu próprio futuro." 💔 —Cápsula do Tempo, Museu Nacional e antiga casa de D Pedro
Não vamos sucumbir como povo mesmo tendo destruída muito da nossa memória cultural!
Meteorito Bendegó resiste a incêndio no Museu Nacional
|
Nathalia Leão Garcia
Nenhum comentário:
Postar um comentário